top of page

O sítio como "sistema"

Distrito Federal
O Distrito Federal está localizado na região Centro-Oeste e contempla Brasília, a capital do Brasil, e serve como o epicentro político e administrativo do país.
A cidade foi projetada de acordo com um plano urbanístico específico, criado pelo urbanista Lúcio Costa, e sua forma assemelha-se a um avião visto de cima. A área do Distrito Federal está situada no Planalto Central do Brasil, que é caracterizado por um relevo levemente ondulado e é marcada por colinas suaves, vales e planícies.

Além disso, também abriga o Lago Paranoá, um grande reservatório de água que é usado para esportes aquáticos e recreação, assim como captação de água para consumo humano e receptor de águas tratadas.

Macrozona

Evolução da ocupação

Densidade por zona

Áreas de regularização

Equipamentos públicos

     Possui uma diversidade de equipamentos públicos culturais e de lazer, museus e teatros, como o Museu Nacional, o Museu da República e o Teatro Nacional. Observando o mapa acima, é possível notar que uma grande quantidade de equipamentos de lazer se concentram no Plano Piloto, evidenciando a desigualdade no acesso ao lazer.
     O Distrito Federal abriga também um número elevado de equipamentos públicos de saúde que possuem sua própria hierarquização, como hospitais, postos de saúde e unidades básicas de saúde.

Áreas de interesse ambiental

     O Distrito Federal abriga grandes áreas ambientais e zonas verdes, como o Parque Nacional de Brasília (também conhecido como Água Mineral) e o Parque da Cidade, que sobretudo oferecem espaços públicos de qualidade para atividades recreativas, como caminhadas, piqueniques e ciclismo. Outros parques regionais também estão à disposição da população, como o Parque Ecológico dos Jequitibás em Sobradinho e o Taguaparque em Taguatinga.
     Com a bioma nativo do cerrado, a vegetação típica está presente por toda parte, principalmente em Áreas de Proteção Ambiental - APAs e Áreas de Proteção Permanente - APPs.

Sistema de água tratada

Sistema de rede de esgoto

Pontos de captação superficial de água

Pontos de captação subterrânea de água

Mobilidade urbana

    Em relação à mobilidade urbana, possui grande hierarquização de suas vias, que incluem grandes avenidas e eixos viários largos. Alguns dos principais eixos são o Eixo Monumental, que liga a Praça dos Três Poderes à Esplanada dos Ministérios, e as Vias L2L3 e W3 que cruzam a cidade, assim como o Eixão juntamente com os eixinhos W e L.
   Conta com a existência de uma complexa rede de circulação de transporte público e ciclovias, com número elevado de pardas de ônibus. O metrô circula apenas na parte sul da cidade, abrangendo desde a Rodoviária do Plano Piloto até Samambaia e Ceilândia.

APA do Lago Paranoá

Aquíferos

Varjão

          A região administrativa Varjão está localizada entre o Lago Norte e o setor habitacional Taquari, e foi criado em 1991, contando atualmente com 9 mil habitantes aproximadamente. Localiza-se próximo do Ribeirão Torto, do Córrego do Urubu e de uma grande área verde, tornando-se assim um local de interesse ambiental. Possui apenas uma entrada principal localizada no extremo noroeste da região administrativa e conta com grande parte de suas vias asfaltadas. A tipologia de suas construções é majoritariamente habitacional e comercial, sem grandes edificações muito elevadas.

          Segundo o Plano Diretor de Ordenamento Territorial - PDOT, está situado em zona urbana, em área de regularização. Possui topografia íngreme e acidentada, com declividade acentuada. Além disso, possui duas escolas, um centro de saúde, uma feira permanente, além de diversas quadras poliesportivas, centros de ginásticas e parquinhos.

Localização

Evolução de ocupação

Densidade por zona

Áreas de regularização

Áreas de interesse ambiental

Apa do Lago Paranoá

Rede de água tratada

Rede de esgoto

Mobilidade urbana

Aquífero

bottom of page