Projeto de Urbanismo 1
O sítio como "sistema"
Distrito Federal
O Distrito Federal está localizado na região Centro-Oeste e contempla Brasília, a capital do Brasil, e serve como o epicentro político e administrativo do país.
A cidade foi projetada de acordo com um plano urbanístico específico, criado pelo urbanista Lúcio Costa, e sua forma assemelha-se a um avião visto de cima. A área do Distrito Federal está situada no Planalto Central do Brasil, que é caracterizado por um relevo levemente ondulado e é marcada por colinas suaves, vales e planícies.
Além disso, também abriga o Lago Paranoá, um grande reservatório de água que é usado para esportes aquáticos e recreação, assim como captação de água para consumo humano e receptor de águas tratadas.
Macrozona
Evolução da ocupação
Densidade por zona
Áreas de regularização
Equipamentos públicos
Possui uma diversidade de equipamentos públicos culturais e de lazer, museus e teatros, como o Museu Nacional, o Museu da República e o Teatro Nacional. Observando o mapa acima, é possível notar que uma grande quantidade de equipamentos de lazer se concentram no Plano Piloto, evidenciando a desigualdade no acesso ao lazer.
O Distrito Federal abriga também um número elevado de equipamentos públicos de saúde que possuem sua própria hierarquização, como hospitais, postos de saúde e unidades básicas de saúde.
Áreas de interesse ambiental
O Distrito Federal abriga grandes áreas ambientais e zonas verdes, como o Parque Nacional de Brasília (também conhecido como Água Mineral) e o Parque da Cidade, que sobretudo oferecem espaços públicos de qualidade para atividades recreativas, como caminhadas, piqueniques e ciclismo. Outros parques regionais também estão à disposição da população, como o Parque Ecológico dos Jequitibás em Sobradinho e o Taguaparque em Taguatinga.
Com a bioma nativo do cerrado, a vegetação típica está presente por toda parte, principalmente em Áreas de Proteção Ambiental - APAs e Áreas de Proteção Permanente - APPs.
Sistema de água tratada
Sistema de rede de esgoto
Pontos de captação superficial de água
Pontos de captação subterrânea de água
Mobilidade urbana
Em relação à mobilidade urbana, possui grande hierarquização de suas vias, que incluem grandes avenidas e eixos viários largos. Alguns dos principais eixos são o Eixo Monumental, que liga a Praça dos Três Poderes à Esplanada dos Ministérios, e as Vias L2, L3 e W3 que cruzam a cidade, assim como o Eixão juntamente com os eixinhos W e L.
Conta com a existência de uma complexa rede de circulação de transporte público e ciclovias, com número elevado de pardas de ônibus. O metrô circula apenas na parte sul da cidade, abrangendo desde a Rodoviária do Plano Piloto até Samambaia e Ceilândia.
APA do Lago Paranoá
Aquíferos
Varjão
A região administrativa Varjão está localizada entre o Lago Norte e o setor habitacional Taquari, e foi criado em 1991, contando atualmente com 9 mil habitantes aproximadamente. Localiza-se próximo do Ribeirão Torto, do Córrego do Urubu e de uma grande área verde, tornando-se assim um local de interesse ambiental. Possui apenas uma entrada principal localizada no extremo noroeste da região administrativa e conta com grande parte de suas vias asfaltadas. A tipologia de suas construções é majoritariamente habitacional e comercial, sem grandes edificações muito elevadas.
Segundo o Plano Diretor de Ordenamento Territorial - PDOT, está situado em zona urbana, em área de regularização. Possui topografia íngreme e acidentada, com declividade acentuada. Além disso, possui duas escolas, um centro de saúde, uma feira permanente, além de diversas quadras poliesportivas, centros de ginásticas e parquinhos.